Artigos

Coluna do Colaborador: A importância do treinamento orientado

Por: João Massoni Ferraz


Quando o assunto é exercício físico, ainda nos dias de hoje, há uma cultura que acredita que podemos simplesmente sair por aí realizando atividades de qualquer maneira e no ritmo que desejamos, com um pensamento errôneo de que nada de mau vai nos acontecer, e que estamos com isso obtendo benefícios e bons resultados.

Essa atitude está para a sua a saúde assim como está a automedicação. Se você tiver uma pequena dor de cabeça porque teve um dia cansativo, não haverá necessidade de procurar um médico, como não haverá necessidade de procurar um educador físico se você sair para dar uma caminhada um dia pelo seu bairro. Mas se você tiver essa dor de cabeça todos os dias sem motivos, será melhor procurar um médico para solucionar esse problema, assim como se você for caminhar todos os dias com o objetivo de preservar sua saúde, também é melhor procurar um educador físico.

Mesmo atletas que já obtiveram orientação, têm experiência em treinamento e são autodidatas, cometem muitos erros na elaboração do próprio programa de treino, pois sempre buscam, mesmo que inconscientemente, evitar treinos que não lhe agradam. Porém, esse pode ser o tipo de treino que o levará a outro patamar de performance.

No pensamento popular existe o mito de que qualquer atividade física que se pratique trará benefícios para a saúde mas, na verdade, não é bem assim. Existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração como volume, intensidade, freqüência, postura e tipos de exercícios que apenas um profissional da área saberá te orientar a aplicar da forma correta. Caso contrário, além de não atingir seus objetivos, você poderá desenvolver futuros malefícios à sua saúde como lesões musculares e ósseas, problemas posturais e até mais graves como os de âmbito cardiopulmonar.

Nós, como profissionais da área da saúde, sempre preferimos trabalhar com a prevenção, pois é o método mais eficaz e econômico, te ajudando a ficar livre de eventuais surpresas desagradáveis como as citadas acima. Trabalhar o corpo e manter a saúde na plenitude por longos e longos anos é o que todos nós queremos e uma das grandes chances para que isso aconteça é a prática da atividade física regular.

Oriente-se, mantenha sua saúde em dia, procure um educador físico de sua confiança e ele saberá auxiliá-lo para a prática de exercício saudável.

Prof. Esp: João Massoni Ferraz.

CREF: 098652-G/SP